sábado, 7 de janeiro de 2012

Os Segredos Ninjas!

 Eae pessoal, estava com saudades. Eu tava viajando e por isso fiquei um tempo afastada, mais estou de volta, trazendo mais uma nova matéria toda especial. Vocês lembram de terem respondido a uma enquete a qual perguntava se vocês gostariam de conhecer o Japão?. Em fim a maioria dos votos foram para o sim (89%). Então trouxe essa matéria, que pessoalmente eu adorei sobre "curiosidades ninjas". Espero que gostem...

 Os ninjas, como todos já estão cansados de saber e ver, são usados em vários produtos, desde animes, mangás e até mesmo filmes de Hollywood. Mas duvido que muitos de vocês saibam algumas curiosidades e histórias do mundo ninja, por isso trango alguns segredos deste mundo tão misterioso e antigo.

 A origem: Tudo começa nas províncias de Iga (atual Mie) e Kôga, próximo a Kyuoto, lá por volta de 794-1185, na Era Heian. Conhecidos por dominarem as técnicas de ninjutsu e por pertencerem ás famílias conhecidas, os ninjas começaram a aprimorar suas técnicas de combate e espionagem devido a brigas entre as famílias Taira e Minamoto. Um fato curioso sobre a terrível fama dos ninjas é que isso se deu devido a existirem matadores de aluguel que dominavam as técnicas de ninjutsu.

Mas, afinal, o que é ninjutsu?: Esta é uma técnica muito mais misteriosa do que a forma com que os ninjas agiam. O ninjutsu é considerado uma forma de combate que tornava possível técnicas como a de invisibilidade, ensinada pelo estrategista chinês Sun Tzu (século XI. d.C). Há outras técnicas que também fazer parte do Ninjutsu como: luta desarmada (usando bastão, lança, arma com correntes, espada e até mesmo armas mais exóticas), técnicas de fuga (seja escalando ou passando por objetos silenciosamente) pressão de pontos vitais (causando dores insuportáveis e até a morte do inimigo), lutas dentro dágua, hipnose, envenenamente, flexibilidade e até mesmo a arte dos disfarces, que envolvia uma série de técnicas, como a dramatização.

 Qual e a diferença entre os ninjas e os samurais?: A diferença é enorme; enquanto os samurais procuram o caminho do espírito (budô), os ninjas, ao contrário dos samurais que serviam aos daimyôs e xoguns, faziam parte de um grupo de espiões secretos de elite, que eram pagos para se infiltrarem em todo e qualquer inimigo. Curiosidades á parte, a única semelhança que ambos possuíam era a constante busca pelo conhecimento e pela paz de espírito.

 Mulheres poderiam virar ninjas?: Claro, por que não? As mulheres ninjas são chamadas de Kunoichis e se revesam entre ir as missões secretas e/ou ficar protegendo as casas. Uma vantagem das mulheres ninjas sobre os homens é que elas aprendiam ema técnica chamada Kisha, que envolvia a arte de sedução misturada com outra técnica chamada Tessen, um leque com lâminas de metal. Além de seduzirem seu inimigo, sabiam manipular e aplicar técnicas que envolviam venenos e espadas - uma mistura que conseguia arrancar qualquer informação de seu inimigo, principalmente homens de alto poder político.

 Espionar, espreitar e evitar o perigo: Todo bom ninja nunca se exibia para o inimigo, pois já vem da sua índole espreitar e espionar o inimigo antes de atacá-lo. Agindo silenciosamente, quase como um ser invisível, os ninjas eram os legítimos espiões, e levavam o lema de observar sem ser visto ao pé da letra. Tudo isso era feito através de muito estudo em cima de certas técnicas ninjutsu, considerada a ciência dos ninjas.

 Eles já estão extinto?: Não. Eles estão vivos! Nem mesmo um exército de 46 mil homens invadindo a cidade de Iga, no peródo Sengoku, a mando do senhor feudal Oda Nobunaga, em 1581, conseguiu acabar todos os ninjas da cidade Estima-se que cerca de 4mil ninjas tenham sobrevivido ás investidas do senhor feudal. Os que sobreviveram  continuaram a propagar as artes da espionagem e as técnicas ninjutsu. As artes do ninjutsu ainda são propagadas aos sete ventos pelo mundo, mesmo o foco passando para desafios profissionais na carreira e autoconhecimento. Mas se você ainda quer aprender as antigas técnicas ninjas, ainda e possível econtrar um professor, ou melhor dizendo Sensei (o único profissional no Japão) "a moda antiga". Com seus 78 anos, Masaaki Hatsumi ainda exerce as técnicas ninjutsu aprendidas com seu avô (falecido em 1972), Takamatsu Toshitsugu, responsavel por herdar de seu pai sete escolas ninjas na época em que ainda era bem jovem. Um fato curioso é que Masaaki Hatsumi ainda não possui um sucessor. Então, adoradores das técnicas ninjutsu, ainda há tempo de se aperfeiçoar com este professor muito especial.


Matéria Original: NeoTokyo e Nartiis

Um comentário: