quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Conheça os dois.... estilos de moda.... do JAPÃO

 Olá novamente pessoal, estou aqui para trazer mais uma matéria sobre curiosidades do Japão. Desda vez trouxe um assunto que talvez interesse mais as meninas, que é sobre o estilo Lolita, nessa matéria você vai conhecer e entender sobre esse estilo tão interessante.

Conhecidas como Lolitas ou Gothic lolitas este estilo de moda já faz sucesso nas ruas do Japão e pode ser considerada uma famosa moda urbana entre os adolescentes e jovens adultas. Vestidas como princesas ou bonequinhas de porcelana, usam e abusam dos detalhe e do estilo"kawaii" (bonitinho, fofinho), tudo inspirado na moda vitoriana, edwardiana e/ou rococó. Se você quer encontrar o paraíso das Lolitas é só ir ao bairro Harajuku no fim de semana que você presenciará um defile ao ar livre (principalmente na região próxima ao parque Yoyogi) desta bonitinha moda urbana. Para um estrangeiro isso até pode causar um espanto, mas os japoneses já estão acostumados a verem estas bonequinhas com seus chapéus enfeitados, saias volumosas e com babados, além dos cabelos cheios de cachos artificiais arruma dos com acessórios, como lacinhos e fitas.


Ganhando espaço: As Gothi Lolitas e as Lolitas já representam uma importante historia da moda japonesa,além de ser respeitada  não só no Japão, mas no mundo inteiro, ganhando destaque também em desfiles de grifes especializadas no gênero, espaço em boutiques, lojas de departamentos e revistas como Gothi&Lolita Bible, que publicou uma edição especial,com direito a catálogo de roupas, acessórios,músicas, entrevista com estilistas famosos e até mesmo mangás com personagens Lolitas. Vale lembrar que, apesar das grandes diferenças entre um estilo e outro, todas possuem algumas coisas em comum, como fazer compras nas mesmas lojas de grifes, ler as mesmas publicações e ao Visual Rock japonês. Um bom exemplo seria a adoração ao guitarrista e andrógino Mana, integrante do grupo Moi dix Maois e, atualmente, integrante da MALICE MIZER(aquela banda que tinha o Gackt como vocal, lembram?)

Ano de 1990: Com seu estilço se consolidando e criando um mercado prossimor, ele conseguiu criar, ao londo dos anos, publicações especificadas comoa Gothic&Lolita Bible (2001, que acabou virando um símbolo de referência para este estilo até hoje. Com o passar do tempo, foram surgindo diversas grifes e lojas especializadas. Em 2001, você já conseguia encontrar esse estilo de moda nas grandes lojas de departamentos. Marui Young, de Shinjuku, é uma das grandes lojas que acabou virando ponto de referência para as Lolitas na hora de abastecer seus armários. Ela é tão famosa que só no prédio onde fica você pode encontrar quatro andares com cerca  de 24 lojas especializadas e 90 grifes diferentes para nenhuma Lolita botar defeito.

 Sendo Valorizado: Atualmente, o estilo é extremamente valorizado, tanto para os japoneses como para os estrangeiros, que já começam a fazer suas compras de roupas de grifes e acessórios nas lojas do arquipélago. O "boom" foi tão grande que muitas lojas, de olho também nos consumidores estrangeiros, estão apelando para as vendas online, como é o caso da Marui One, um portal da moda com infinidade de peças, grifes e que pode ser acessado tanto em inglês como em francês. Tudo isso só contribui para que a moda Lolita se tornasse um produto de exportação da cultura pop japonesa.

 Lolitas brasileiras: Sim! No Brasil também temos meninas adeptas da moda Lolita, já que esta tendência há algum tempo já havia sido exportada para diversas partes do mundo, multiplicando-se não só em todo o arquipélago, mas também nos Estados Unidos e na Europa, principalmente na França e Alemanha. A moda por aqui ainda não atingiu o status de estilo de vida como no Japão, o que acaba acarretando em uma difícil busca por roupas e acessórios, já que não temos lojas tão especializadas como lá. Muitas Lolitas brasileiras precisam usar e abusar da criatividade na hora de compor um look completo(desenhando, costurando ou customizando), pois ficar importando roupas do exterior muitas vezes sai caro demais.

Matéria Original: Neo Tokyo e Nartiis

Um comentário:

  1. Que legal! '-' Acho muito bonitinho e fofo mesmo ^^ Bem que essa moda podia pegar aqui no Brasil. :)

    ResponderExcluir